sábado, 2 de fevereiro de 2008

Inatel Competence Center desenvolve Set Top Box interativo para TV Digital

"O Inatel Competence Center (ICC) assinou, no mês de janeiro, um contrato com a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica de Manaus (Fucapi) para o desenvolvimento de um Set Top Box que permitirá ao usuário da TV Digital interagir com a programação da emissora, escolhendo filmes, séries e até optando pelo final dos episódios de acordo com sua preferência. O projeto será concluído em junho deste ano e deve estar disponível no mercado a partir julho.

No primeiro convênio com a Fucapi, concluído em dezembro de 2007, foi desenvolvido um Set Top Box para conversão do sinal de TV digital para a TV analógica. Agora, na segunda fase do projeto, a intenção é incrementar o aparelho, que deverá ganhar mais funções e oferecer mais vantagens aos usuários. 'Se na primeira etapa o Set Top Box era básico, ou seja, só recebia e convertia o sinal, agora vai fazer isso e ainda ter um canal de retorno que irá permitir a cada telespectador escolher a programação a seu gosto. O usuário vai poder interagir com a programação da emissora e decidir como será a programação em sua TV', explica o gerente do Inatel Competence Center Hardware, Carlos Augusto Rocha.

'A importância deste projeto é a busca pelos novos recursos que a TV Digital oferece. Além de outras vantagens, eles permitirão maior inclusão social, que é um dos principais objetivos do governo com a implantação da nova tecnologia', afirma o gerente. De acordo com ele, a responsabilidade pelo desenvolvimento de hardware do projeto ficará a cargo da equipe de TV Digital do Inatel Competence Center, enquanto uma equipe da Fucapi coordenará a parte de software.

As negociações para os dois convênios iniciaram-se após uma visita de representantes da Fucapi ao estande do Inatel na feira Telexpo, em 2006, onde o projeto de Modulação Inovadora para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (MI-SBTVD) foi exposto."


fonte: Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário