terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

middlewares e bibliotecas para TV Digital

neste post anterior eu citei que foram avaliados 3 padrões existentes para a adoção das transmissões terrestres no Brasil: Europeu, Americano e Japonês.

vou agora descrever algumas das principais características de cada sistema, quais os seus middlewares e as APIs suportadas.

Padrão Europeu (DVB-MHP)
Sistema de transmissão: DVB (Digital Vídeo Broadcasting)
O enfoque inicial deste sistema foi a interatividade em detrimento da qualidade. Possui três subdivisões em relação ao sistema de transmissão:
DVB-T: Terrestre, por radiodifusão
DVB-C: Cabo
DVB-S: Satélite

Na maioria dos países o DVB-T é pago, e os receptores (set-top-boxes) subsidiados pelas operadoras de TV ou até gratuitos.
Middleware: MHP (Multimedia Home Platform)
Baseado no uso de uma JVM (Java Virtual Machine) e um conjunto de APIs possibilita que programas feitos em Java acessem recursos do receptor de forma padronizada. Uma aplicação DVB que utiliza Java é chamada DVB-J. Na especificação 1.1 do MHP foi introduzido o DVB-HTML. Possibilita entre diversos outros recursos o download de aplicações, que são armazenadas em memória persistente e acesso a smart-cards.
O padrão DVB-MHP é utilizado, além dos países europeus, na Austrália, Malásia, Índia, África do Sul e Honk-Kong na China.

Padrões Americanos (ATSC-DASE e OCAP)
ATSC-DASE: Terrestre
Sistema de transmissão: ATSC (Advanced Television Systems Committee)
O principal enfoque deste sistema é a transmissão de alta definição (HDTV, High Definition Television), em detrimento da interatividade e multiprogramação.
Apresenta problemas na recepção através de antenas internas e não suporta recepção em dispositivos móveis, como por exemplo, em celulares.
Middleware: DASE (Digital TV Application Software Environment)
Utiliza JVM (Java Virtual Machine) e permite o uso de linguagens declarativas, como o HTML.
O padrão ATSC-DASE é utilizado nos Estados Unidos, Canadá, Coréia do Sul e Taiwan.
CableLabs-OCAP: Cabo
Sistema de transmissão: sistema de TV a cabo, independente da organização ou fabricante.
Middleware: OCAP (OpenCable Applications Platform)
Baseado no MHP europeu é o middleware utilizado nas transmissões de TV a cabo dos Estados Unidos, que detém a ampla maioria das recepções neste país.

Padrão Japonês (ISDB-ARIB):
Sistema de transmissão: ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting)
As vantagens deste sistema em relação aos demais são a flexibilidade de operação, boa recepção em antenas internas ou em áreas encobertas e o bom suporte a aplicações móveis.
Middleware: ARIB (Association of Radio Industries and Businesses)
Definido pela organização ARIB, esse middleware é formado por alguns padrões, como:
ARIB STD-B23 (Application Execution Engine Platform for Digital Broadcasting), baseada no middleware MHP, indica uma tendência de entrar em conformidade com o DVB-MHP, como veremos adiante.
ARIB STD-B24 (Data Coding and Transmission Specification for Digital Broadcasting), define uma linguagem declarativa denominada BML (Broadcast Markup Language), baseada em XML (Extensible Markup Language), é usada para especificação de serviços multimídia para TV digital.
O padrão ISDB-ARIB é utilizado somente no Japão, até então.

obs.: este conteúdo está disponível no meu artigo do trabalho de conclusão sobre TV digital, assim como a bibliografia utilizada nas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário