quinta-feira, 6 de março de 2008

Ginga-J daqui a 3 meses em parceria com a Sun - e sem royalties!

li hoje uma EXCELENTE notícia em relação ao Ginga-J: ele será desenvolvido em parceria com a Sun Microsystems (desenvolvedora da lingaugem Java) e não utilizará as bibliotecas que compõem o GEM (padrão de middleware que encorpora bibliotecas proprietárias como HAVi e MHP) - portanto, não exigirá pagamento de licença e royalties.

o novo módulo será compatível com os padrões norte-americano, europeu e coreano, além de obviamente o japonês, do qual o sistema brasileiro é derivado.


fonte: UOL

atualização:
segundo Marcelo Moreno, desenvolvedor do Ginga, essa notícia do UOL contém erros, e as notícias que refletem a realidade são estas:
www.s2.com.br
www.sun.com

2 comentários:

  1. Você acha melhor Ginga-J do que Ginga-NCL? Tem motivos para esclarecer para uma pessoa como eu que está começando nesta área?

    ResponderExcluir
  2. Mauricio,

    não é questão de qual é "melhor".. mas sim o que se pode fazer com e quais tarefas são melhores de executar com cada ambiente.

    NCL é para sincronismo de mídia, para manipular vídeos, imagens, sons, fazer aparecer quando, como e onde você quiser.

    Java (ou a linguagem de scripts LUA, opcionalmente) serve para processamentos mais complexos, realizar cálculos, inserir dados, enfim, tudo que não se consegue fazer com uma linguagem de marcação. Tembém é mais complexo manipular os arquivos de mídia, que para o NCL são barbada.

    Fazendo uma analogia com linguagens para Web, o NCL seria o HTML ou XML, e o Lua ou Ginga-J seriam o Javascript, PHP, Applet Java, etc.

    ou seja: cada ambiente tem a sua finalidade, e devemos usar os que forem necessários para atender os requisitos do nosso aplicativo da forma mais produtiva.

    ResponderExcluir