As postagens antigas continuarão aqui, sendo que os tutoriais serão migrados aos poucos.
Para ler as novas postagens, a partir de 2011, acesse:
http://www.b4it.com.br/blog4dtvi
Mostrando postagens com marcador tutoriais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tutoriais. Mostrar todas as postagens
sábado, 5 de março de 2011
O BLOG MUDOU DE LUGAR
Marcadores:
desenvolvimento,
Ginga,
tutoriais,
tv digital
domingo, 16 de agosto de 2009
Tutorial de Instalação da Máquina Virtual do OpenGinga Ginga-J no VirtualBox em Linux - por Manoel Campos da Silva Filho
Introdução
A Máquina Virtual do OpenGinga Beta 1 foi criada com o VirtualBox 3 e é baseada no Ubuntu 9.04, não tendo interface gráfica. O usuário é root e a senha root. O OpenGinga está na raiz do sistema, incluindo um link para o diretório onde estão os exemplos do DirectFB.
No arquivo /etc/profile da VM foram adiconadas as configurações necessárias, obtidas do arquivo env.sh do OpenGinga, para exportar as variáveis de ambiente do Java e do OpenGinga.
Lá também foi adicionado o comando dhclient para obter as configurações de rede para a VM, caso sua rede tenha DHCP.
Seguem os passos para instalação
- Baixe o arquivo da VM no site do LabTVDI da UnB (345MB).
- Para permitir acesso a pendrives na VM, você deve executar o VirtualBox como root. Assim, abra um terminal e digite o comando a seguir
sudo su - Execute os comandos
mkdir -p /root/.VirtualBox && cd /root/.VirtualBox - Descompacte a VM baixada com o comando
tar -zxvf /caminho/onde/salvou/openginga-gingaj-beta1-virtualbox.tar.gz - Execute o comando
mkdir -p HardDisks && mv GingaJ-HardDisk.vdi HardDisks - Execute o comando
rm -rf Machines/GingaJ/ - Execute o VirtualBox com
VirtualBox & - Clique no botão New para criar uma nova VM, depois clique em Next para iniciar.

- Na tela seguinte, preencha os campos como na figura abaixo e clique em Next

- Escolha a quantidade de memória, ou deixe como está, e clique em Next.

- Escolha a opção "Use existing hard disk" e clique no botão ao lado do campo para escolher o HD baixado.

- Na tela seguinte clique no botão Add e selecione o HD do diretório /root/.VirtualBox/HardDisks (que já deve vir selecionado).
Depois clique no botão Select
- Depois clique em Next, Finish e Start para iniciar o OpenGinga Ginga-J. Veja figura da VM funcionando, com vídeo e aplicação em execução.
As informações de como incluir arquivos de vídeo para simular canais de TV e como instalar uma Xlet estão disponíveis no tutorial no site do OpenGinga
Máquina virtual e tutorial elaborado por Manoel Campos da Silva Filho, a partir dos fontes e tutorial de compilação e instalação do OpenGinga, disponíveis no site oficial.
Marcadores:
desenvolvimento,
Ginga,
interatividade,
Java DTV,
middleware,
tutoriais
domingo, 19 de julho de 2009
Tutorial: Debug no XleTView usando o Eclipse - por Leonardo Leite
Ao se desenvolver programas de software, um recurso muito importante que nos ajuda a encontrar defeitos em nosso código e solucionar eventuais bugs, é o debug.
Um fator que há muito tempo me incomodava ao fazer xlets no XleTView era a aparente falta de possibilidade de realizar um debug.
Este tutorial mostra como realizar o debug de seu xlet, executado a partir do XleTView, usando a plataforma Eclipse (http://www.eclipse.org/).
Atenção: este tutorial não explica como fazer o debug no Eclipse, mas sim os passos necessários para que o debug no Eclipse possa ser realizado a partir de um xlet sendo executado no XleTView.
Configurando o XleTView
Para podermos realizar o debug, o XleTView deve ser chamado da seguinte maneira:
java -Xdebug -Xnoagent -Xrunjdwp:transport=dt_socket,address=8000,server=y,suspend=n -jar xletview.jar

2. No menu de debug seleciona “Open debug dialog...” (Figura 2)

3. No diálogo de debug insira um novo elemento de debug abaixo do elemento “Remote Java Application”, na árvore à esquerda (Figura 3)

4. Se necessário altere as propriedades do debug (à direita da árvore do passo anterior); o mais importante aqui é que a porta usada seja a mesma que foi passada como parâmetro para o XleTView (no meu exemplo, a porta 8000).
Pronto, agora basta setar seu(s) breakpoint(s) no Eclipse e iniciar a aplicação através do XleTView.
Na figura 4 temos um exemplo de debug, em que podemos constatar a na janela de variáveis o valor da variável x.

Repare que na perspectiva de debug é importante conhecer algumas opções de controle, como o “Terminate” e o “Relaunch”, que podem ser vistos na figura 5.

Um fator que há muito tempo me incomodava ao fazer xlets no XleTView era a aparente falta de possibilidade de realizar um debug.
Este tutorial mostra como realizar o debug de seu xlet, executado a partir do XleTView, usando a plataforma Eclipse (http://www.eclipse.org/).
Atenção: este tutorial não explica como fazer o debug no Eclipse, mas sim os passos necessários para que o debug no Eclipse possa ser realizado a partir de um xlet sendo executado no XleTView.
Configurando o XleTView
Para podermos realizar o debug, o XleTView deve ser chamado da seguinte maneira:
java -Xdebug -Xnoagent -Xrunjdwp:transport=dt_socket,address=8000,server=y,suspend=n -jar xletview.jar
Configurando o debug do Eclipse
1. Abra a perspective de debug (Figura 1)

2. No menu de debug seleciona “Open debug dialog...” (Figura 2)

3. No diálogo de debug insira um novo elemento de debug abaixo do elemento “Remote Java Application”, na árvore à esquerda (Figura 3)

4. Se necessário altere as propriedades do debug (à direita da árvore do passo anterior); o mais importante aqui é que a porta usada seja a mesma que foi passada como parâmetro para o XleTView (no meu exemplo, a porta 8000).
Pronto, agora basta setar seu(s) breakpoint(s) no Eclipse e iniciar a aplicação através do XleTView.
Na figura 4 temos um exemplo de debug, em que podemos constatar a na janela de variáveis o valor da variável x.

Repare que na perspectiva de debug é importante conhecer algumas opções de controle, como o “Terminate” e o “Relaunch”, que podem ser vistos na figura 5.

Espero que aproveitem a dica!
Autor: Leonardo Leite
Marcadores:
desenvolvimento,
Java,
tutoriais,
tv digital
sábado, 26 de abril de 2008
tutorial de NCLua
para quem se interessa em desenvolver para TV digital com a linguagem de scripts LUA, está disponível no site da PUC-RIO um tutorial, com exemplos práticos:
leia aqui: Tutorial de NCLua
leia aqui: Tutorial de NCLua
Marcadores:
desenvolvimento,
interatividade,
tutoriais,
tv digital
domingo, 6 de abril de 2008
tutorial: como exibir vídeo no XletView
para exibir vídeos de background no XletView, de maneira rápida e simples, basta alterar o arquivo channels.xml contido na pasta config do XletView.
no meu computador este arquivo se encontra em:
C:\Arquivos de programas\Java\xletview-0.3.6\config\channels.xml
obviamente, vai depender de onde você instalou o XletView...
altere o arquivo para que o conteúdo fique conforme abaixo:
você deve alterar o conteúdo do nodo media, apontando para um vídeo codificado com o codec Cinepak. ISTO É MUITO IMPORTANTE... se for outro formato o XletView gerará um erro e não exibirá o vídeo.
li no forum Java TV que há como exibir vídeos de outros formatos utilizando o Fobs, mas eu não consegui.
para converter seus vídeos para o formato AVI Cinepack utilize o software RAD Video Tools.
ah, e não se empolgue como eu achando que basta adicionar canais ao arquivo channels.xml e acionar o controle remoto para trocá-los... não é assim que funciona. como eu não tive tempo de me aprofundar mais, não sei se há como trocar de canal utilizando programação. imagino eu que sim... se alguém descobrir como, por favor, comente aqui.
alternativamente, se você apenas deseja alterar a imagem estática de fundo do XletView (a imagem dos "chuviscos"), altere no arquivo config\settings.txt o caminho da imagem:
file.defaultbg=config/defaultbg.jpg
coloque a imagem que quiser. fácil né?
"o difícil é saber qual parafuso apertar" : )
abraço a todos e sucesso!
leia mais no fórum Java TV:
How to play a mpg file in xlet viewer
Watching an avi file in Xletview
no meu computador este arquivo se encontra em:
C:\Arquivos de programas\Java\xletview-0.3.6\config\channels.xml
obviamente, vai depender de onde você instalou o XletView...
altere o arquivo para que o conteúdo fique conforme abaixo:
você deve alterar o conteúdo do nodo media, apontando para um vídeo codificado com o codec Cinepak. ISTO É MUITO IMPORTANTE... se for outro formato o XletView gerará um erro e não exibirá o vídeo.li no forum Java TV que há como exibir vídeos de outros formatos utilizando o Fobs, mas eu não consegui.
para converter seus vídeos para o formato AVI Cinepack utilize o software RAD Video Tools.
ah, e não se empolgue como eu achando que basta adicionar canais ao arquivo channels.xml e acionar o controle remoto para trocá-los... não é assim que funciona. como eu não tive tempo de me aprofundar mais, não sei se há como trocar de canal utilizando programação. imagino eu que sim... se alguém descobrir como, por favor, comente aqui.
alternativamente, se você apenas deseja alterar a imagem estática de fundo do XletView (a imagem dos "chuviscos"), altere no arquivo config\settings.txt o caminho da imagem:
file.defaultbg=config/defaultbg.jpg
coloque a imagem que quiser. fácil né?
"o difícil é saber qual parafuso apertar" : )
abraço a todos e sucesso!
leia mais no fórum Java TV:
How to play a mpg file in xlet viewer
Watching an avi file in Xletview
domingo, 24 de fevereiro de 2008
tutorial de instalação do Java TV e XletView
você ouviu falar de TV Digital, descobriu que é possível desenvolver aplicações interativas para ela, pesquisou no Google e descobriu que existe uma API chamada Java TV e resolveu fazer seu trabalho de conclusão sobre o assunto.
você pesquisou um pouco mais e descobriu que existe o middleware Ginga, que será utilizado nos set-top-boxes (sim, vc já sabe que o nome do aparelho receptor da TV digital é esse) do padrão brasileiro de TV digital terrestre.
você já programa em Java e gostaria de desenvolver aplicações para o Ginga-J, mas como esta possibilidade não está disponível ainda, resolveu utilizar diretamente as bibliotecas JavaTV na sua IDE preferida e o emulador XletView para rodar seus Xlets.
assim como eu e você tivemos essa idéia, muitas outras pessoas estão tendo neste momento e terão no futuro.
como eu já passei alguns maus bocados até entender como a coisa funciona e conseguir desenvolver algo, resolvi escrever esse tutorial sobre como preparar o ambiente para compilar sua aplicação e colocar o seu primeiro Xlet para rodar.
eu vou descrever os passos que EU fiz, sei que existem outras ferramentas e maneiras de fazer a mesma tarefa, talvez mais produtivas, talvez melhores, mas do jeito que eu fiz funcionou... e fui aprovado no meu TCC, que era o objetivo maior : )
primeiro, baixe e instale as seguintes programas e bibliotecas:
- Net Beans IDE com JDK (Java Development Kit)
- JavaTV API 1.0
- XletView - o emulador (recomendo baixar os arquivos fonte)
- JMF (Java Media Framework) - para exibir vídeos
obviamente, você pode usar outra IDE de sua preferência, como o Eclipse.. mas como falei anteriormente, estou descrevendo os passos que eu segui.
ah, e instalei o Net Beans em português - o que me arrependi depois, mas nada que comprometa o sucesso da operação : ) portanto, vou descrever os ítens de menu em português, mas se você é ninja o suficiente para instalar em inglês, saberá traduzir.
tendo tudo isso instalado, o segredo agora está nos CLASSPATHs da sua aplicação.
- abra o Net Beans (ou sua outra IDE favorita)
- crie um novo projeto, defina onde ele será salvo, blablabla...
- referencie as seguintes bibliotecas no CLASSPATH do seu projeto:
C:\Arquivos de programas\Java\javatv_fcs\javatv.jar
C:\Arquivos de programas\Java\xletview-0.3.6\xletview.jar
C:\Arquivos de programas\Java\javatv_fcs\lib
dica: utilizando o Net Beans, para adicionar clique com o botão direito em "Bibliotecas", depois "Adicionar Jar/Pasta", e aí selecione os arquivos e a pasta descritos acima.
o resultado deve ficar como na imagem abaixo:

você pode estar perguntando "por que adicionar o xletview.jar?"
porque é a maneira mais fácil de referenciar as bibliotecas do MHP e do HAVi, que estão contidas no pacote, e assim você poderá usar suas classes na aplicação e compilar sem problema nenhum.
- vamos pegar um atalho (afinal, pra que reinventar a roda?) e baixar um exemplo de código disponibilizado pela revista Mundo Java edição 17:
baixe aqui o exemplo
- agora é so compilar e gerar os arquivos .class
para executar o seu Xlet no emulador:
- abra o XletView
dica: abra via console, pois clicando diretamente no arquivo xletview.jar você não conseguirá ver o resultado de comandos como System.out.println() e mensagens de erro. para isso, execute o comando:
C:\WINDOWS\system32\java.exe -jar "C:\Arquivos de programas\Java\xletview-0.3.6\xletview.jar"
dica 2: crie um atalho para o comando acima, pra facilitar a sua vida ; )
- no menu "Applications", selecione "Manage applications":

- na janela que se abre, escolha "New Application":
- informe o nome para referência da sua aplicação, o caminho onde se encontra o arquivo .class gerado na compilação e o .class propriamente dito:
- salve e execute o Xlet. para executar, basta abrir o menu "Applications" e selecionar o nome que você deu anteriormente.
o resultado será o seguinte:
para cada tecla que você pressiona no controle remoto (lado direito da imagem) será exibido o nome do botão.
atingimos assim o objetivo desse tutorial, que era demonstrar os passos para instalação, configuração do ambiente e execução do seu primeiro Xlet.
agora você deve se aprofundar nos estudos para entender o ciclo de vida do Xlet, dominar a criação de elementos como botões e campos e uma série de outras características próprias de Xlets.
e o maior desafio: conseguir carregar seu Xlet em uma aplicação Ginga-NCL. se você conseguir, me ensine como : )
um abraço e sucesso! qualquer dúvida, entre em contato através de comentários ou pelo grupo Desenvolvimento para TV digital
importante: se você deseja copiar ou distribuir este conteúdo, utilize o arquivo disponibilizado em:
http://devdtv.googlegroups.com/web/Tutorial_JavaTV_XletView.pdf
mantendo a referência ao autor e ao site
você pesquisou um pouco mais e descobriu que existe o middleware Ginga, que será utilizado nos set-top-boxes (sim, vc já sabe que o nome do aparelho receptor da TV digital é esse) do padrão brasileiro de TV digital terrestre.
você já programa em Java e gostaria de desenvolver aplicações para o Ginga-J, mas como esta possibilidade não está disponível ainda, resolveu utilizar diretamente as bibliotecas JavaTV na sua IDE preferida e o emulador XletView para rodar seus Xlets.
assim como eu e você tivemos essa idéia, muitas outras pessoas estão tendo neste momento e terão no futuro.
como eu já passei alguns maus bocados até entender como a coisa funciona e conseguir desenvolver algo, resolvi escrever esse tutorial sobre como preparar o ambiente para compilar sua aplicação e colocar o seu primeiro Xlet para rodar.
eu vou descrever os passos que EU fiz, sei que existem outras ferramentas e maneiras de fazer a mesma tarefa, talvez mais produtivas, talvez melhores, mas do jeito que eu fiz funcionou... e fui aprovado no meu TCC, que era o objetivo maior : )
primeiro, baixe e instale as seguintes programas e bibliotecas:
- Net Beans IDE com JDK (Java Development Kit)
- JavaTV API 1.0
- XletView - o emulador (recomendo baixar os arquivos fonte)
- JMF (Java Media Framework) - para exibir vídeos
obviamente, você pode usar outra IDE de sua preferência, como o Eclipse.. mas como falei anteriormente, estou descrevendo os passos que eu segui.
ah, e instalei o Net Beans em português - o que me arrependi depois, mas nada que comprometa o sucesso da operação : ) portanto, vou descrever os ítens de menu em português, mas se você é ninja o suficiente para instalar em inglês, saberá traduzir.
tendo tudo isso instalado, o segredo agora está nos CLASSPATHs da sua aplicação.
- abra o Net Beans (ou sua outra IDE favorita)
- crie um novo projeto, defina onde ele será salvo, blablabla...
- referencie as seguintes bibliotecas no CLASSPATH do seu projeto:
- - arquivo "javatv_fcs\javatv.jar"
- - arquivo "xletview.jar"
- - pasta "javatv_fcs\lib"
C:\Arquivos de programas\Java\javatv_fcs\javatv.jar
C:\Arquivos de programas\Java\xletview-0.3.6\xletview.jar
C:\Arquivos de programas\Java\javatv_fcs\lib
dica: utilizando o Net Beans, para adicionar clique com o botão direito em "Bibliotecas", depois "Adicionar Jar/Pasta", e aí selecione os arquivos e a pasta descritos acima.
o resultado deve ficar como na imagem abaixo:

você pode estar perguntando "por que adicionar o xletview.jar?"
porque é a maneira mais fácil de referenciar as bibliotecas do MHP e do HAVi, que estão contidas no pacote, e assim você poderá usar suas classes na aplicação e compilar sem problema nenhum.
- vamos pegar um atalho (afinal, pra que reinventar a roda?) e baixar um exemplo de código disponibilizado pela revista Mundo Java edição 17:
baixe aqui o exemplo
- agora é so compilar e gerar os arquivos .class
para executar o seu Xlet no emulador:
- abra o XletView
dica: abra via console, pois clicando diretamente no arquivo xletview.jar você não conseguirá ver o resultado de comandos como System.out.println() e mensagens de erro. para isso, execute o comando:
C:\WINDOWS\system32\java.exe -jar "C:\Arquivos de programas\Java\xletview-0.3.6\xletview.jar"
dica 2: crie um atalho para o comando acima, pra facilitar a sua vida ; )
- no menu "Applications", selecione "Manage applications":

- na janela que se abre, escolha "New Application":
- informe o nome para referência da sua aplicação, o caminho onde se encontra o arquivo .class gerado na compilação e o .class propriamente dito:
- salve e execute o Xlet. para executar, basta abrir o menu "Applications" e selecionar o nome que você deu anteriormente.o resultado será o seguinte:
para cada tecla que você pressiona no controle remoto (lado direito da imagem) será exibido o nome do botão.atingimos assim o objetivo desse tutorial, que era demonstrar os passos para instalação, configuração do ambiente e execução do seu primeiro Xlet.
agora você deve se aprofundar nos estudos para entender o ciclo de vida do Xlet, dominar a criação de elementos como botões e campos e uma série de outras características próprias de Xlets.
e o maior desafio: conseguir carregar seu Xlet em uma aplicação Ginga-NCL. se você conseguir, me ensine como : )
um abraço e sucesso! qualquer dúvida, entre em contato através de comentários ou pelo grupo Desenvolvimento para TV digital
importante: se você deseja copiar ou distribuir este conteúdo, utilize o arquivo disponibilizado em:
http://devdtv.googlegroups.com/web/Tutorial_JavaTV_XletView.pdf
mantendo a referência ao autor e ao site
Marcadores:
desenvolvimento,
interatividade,
tutoriais,
tv digital
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
fontes do XletView + HAVi, Dvb, Davic, JavaTV...
hoje fiz uma coisa que já devia ter feito há muito tempo: baixei e estou examinando os arquivos fonte do XletView, disponíveis no SourceForge.
não sei como me virei até hoje sem isso : )
é uma excelente fonte de estudo pra quem já iniciou o desenvolvimento de Xlets.





os JavaDocs que eu já possuía da JavaTV, HAVi e MHP, além do livro Interactive TV Standards do Steve Morris tb são fundamentais para o estudo, mas nada como ter os fontes para um entendimento mais completo do funcionamento.
não sei como me virei até hoje sem isso : )
é uma excelente fonte de estudo pra quem já iniciou o desenvolvimento de Xlets.





os JavaDocs que eu já possuía da JavaTV, HAVi e MHP, além do livro Interactive TV Standards do Steve Morris tb são fundamentais para o estudo, mas nada como ter os fontes para um entendimento mais completo do funcionamento.
Assinar:
Postagens (Atom)