segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

o objeto Carrossel

o nome é bonito "Carrossel", ou em inglês, "Carousel"...

na prática, é apenas uma forma de disponibilizar arquivos através do canal de difusão, já que muitos receptores não suportam o canal de interatividade (formado pelo canal de descida e retorno) para baixar os arquivos das aplicações.

o objeto Carousel funciona da seguinte forma:
- a árvore de diretórios e seus arquivos são transformados em módulos e transmitidos para os receptores em forma de objetos, juntamente com os dados de vídeo e áudio do programa em exibição. (pode ocorrer de haver canais especiais, como os de compra e jogos da Sky, nesse caso, toda a banda do canal será utilizada para esses objetos)
- cada módulo é transmitido em forma de um único objeto, e esses objetos são enviados em seqüência, um após o outro
- ao término do envio seqüencial de módulos o processo é reiniciado. por isso o nome "carrossel": é como se cada diretório fosse um "cavalinho" do carrossel, e após terminar uma volta começa tudo de novo.

os arquivos que podem ser disponibilizados vão desde as classes das aplicações a imagens de fundo, imagens de botões, arquivos de áudio, animações, arquivos de dados, XML e muitos outros. ou seja: todos os arquivos das aplicações.

para se aprofundar mais no objeto Carousel, recomendo o livro Interactive TV Standards: A Guide to MHP, OCAP, and JavaTV do Steve Morris.
dica: compre a versão impressa, não faça como eu, que comprei a versão PDF e ela vem bloqueada e eu não consigo copiar trechos nem imprimir :P


Um comentário:

  1. Quando você se refere à transformação em módulo, você está querendo dizer que áudio, video, aplicação, etc, são transformados em um fluxo? como se fosse on grande stream? Outra pergunta: "cada cavalinho" é um módulo (vídeo,áudio,aplicação,etc) ou realmente "cada cavalinho" é uma pasta deste tais módulos?

    ResponderExcluir