Luiz Fernando, o "patriarca" do Ginga (ele próprio diz que o Ginga tem muitos pais), contou a história do middleware desde as raízes, salientando as dificuldades que enfrentaram com o preconceito contra projetos brasileiros, manter equipes em projetos longos, e principalmente as de continuidade do financiamento.
Guido Lemos e José Salustiano também contribuíruam com seu valioso depoimento, e pretendo transcrever aqui em breve.
à tarde, assisti a palestra "Apresentação Ginga Frevo - CDN", onde Luiz Fernando e Guido Lemos apresentaram a "Code Development Network", ou seja, uma rede de desenvolvedores do middleware. nessa palestra encontramos o Rômulo, participante do grupo devdtv e pesquisador do CPqD, e compartilhamos uma tomada para carregar as baterias de nossos notes e câmeras.
em seguida assisti, juntamente com o Christian e o Romulo, a palesta "TV Digital Social - Case de Empregabilidade da Interatividade na Inclusão Social", apresentada por Edson Castilhos e Marco Munhoz, da Dataprev. eles apresentaram a questão da inclusão social da TV Digital e demonstraram alguns protótipos que a Dataprev desenvolveu.
às 17h assisti a palestra que eu mais aguardava: "Ginga-J - Java DTV", apresentada por Raoni Kulezsza. Raoni efetivamente esclareceu aos presentes todas as dúvidas sobre o Ginga-J e o Java DTV, e eu também prometo transcrever a palestra aqui assim que possível.
surpresa: amanhã, dia 27/06, seremos contemplados com a primeira implementação da API Java DTV durante a oficina de Ginga-J que ocorrerá no evento! minha presença está confirmada.
saí do FISL hoje com muita informação, tenho tudo registrado e prometo repassar tudo que eu for autorizado aqui no blog e no grupo devdtv.
mini-currículos das pessoas citadas aqui podem ser encontrados no site www.fisl.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário