terça-feira, 30 de março de 2010

dissertação do Orlewilson Maia: Uma infraestrutura de comunicação entre dispositivos domésticos e o modelo brasileiro de tv digital

o Orlewilson Maia, aluno de doutorado de Engenharia Elétrica da UFMG, também disponibilizou sua dissertação de mestrado: 
Título: Uma infraestrutura de comunicação entre dispositivos domésticos e o modelo brasileiro de tv digital

Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta de solução para a comunicação entre dispositivos eletrônicos domésticos e aplicativos interativos baseados no modelo brasileiro de TV Digital. Ele parte de estudos sobre os aspectos relevantes para Redes Domésticas e TV Digital, especificamente para o modelo brasileiro. Após isso, são analisados trabalhos relacionados à forma como um dispositivo se comunica com os demais dispositivos, às especificações utilizadas para o gerenciamento de dispositivos domésticos e à utilização da TV/STB como um Gateway Residencial. Em seguida é formulada uma proposta de infraestrutura de comunicação utilizando o Ginga-NCL como middleware de TV Digital e o Open Service Gateway initiative (OSGi) como framework para gerenciar os dispositivos domésticos. Suas principais características são descritas em detalhes. Descreve-se ainda os componentes dessa infraestrutura que permitem que aplicações de TV Digital utilizem serviços OSGi assim como que serviços OSGi possam acessar aplicações do Ginga-NCL.

Faz parte desse trabalho estabelecer definições que vão desde a configuração do ambiente até a implementação dos componentes da infraestrutura proposta.
Para validação, são criados cenários envolvendo tecnologias de comunicação sem-fios. Os resultados obtidos nas experiências demonstram a viabilidade de se utilizar essa infraestrutura permitindo a integração entre dispositivos domésticos e aplicativos interativos baseados no modelo brasileiro de TV Digital de modo a fornecer ao usuário novas aplicações e serviços. Espera-se com isso contribuir para uma melhor experiência do usuário com a TV Digital e demais dispositivos eletrônicos conectados em uma Rede Doméstica.
o link para o trabalho é:

Nenhum comentário:

Postar um comentário