terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sticker Center e Sticker Shop: TV Digital seguindo modelos de distribuição de sucesso

TV Digital seguindo o modelo de distribuição de aplicativos de celulares:

Personalização da TV ao alcance de todos - Valdecir Becker

Hoje foi dado um passo importante rumo à convergência da TV com serviços de internet. A TQTVD e a TOTVS apresentaram o Sticker Center, uma loja de aplicativos para TV interativa. Trata-se de um novo recurso que utiliza o middleware Ginga para oferecer qualquer tipo de serviço, que pode ir desde consultas à previsão do tempo, até sistemas de compra on line. É um recurso semelhante aos widgets da internet, porém acessível pelo controle remoto. O lançamento foi feito em um almoço com jornalistas, na sede da TOTVS, em São Paulo.


Totvs lança plataforma de aplicativos para TV digital
- Teletime
A Totvs anunciou sua plataforma de aplicativos para a TV digital interativa. A solução leva aos aparelhos equipados com o middleware ByYou (implantação do Ginga desenvolvida pela empresa) o conceito de widgets, que neste caso foram batizados de Stickers.

Como nos caso das app stores de telefonia celular, os usuários da plataforma StickerCenter poderão escolher aplicativos da Sticker Shop, e executá-los em suas TVs. Para isso, precisarão de uma TV com a plataforma embutida ou de um set-top box.

Por enquanto, nenhum fabricante fechou com a Totvs para a produção de televisores equipados com a plataforma. Em relação aos set-top-boxes, o primeiro disponível no mercado é um modelo da Visiontec.

Os aplicativos são desenvolvidos por parceiros da Totvs, como bancos (Banco do Brasil), varejistas (Walmart, Extra) e empresas de mídia (Band, Climatempo, UOL), entre outros, mas podem também ser criados por desenvolvedores independentes, em linguagem NCL-LUA ou Java, e distribuídos na "loja" StickerShop.



Se houver uma forma de remuneração aos desenvolvedores de aplicativos como há na Apple Store e no Android Market, acredito que era o passo que faltava para a TV Digital cair nas graças dos desenvolvedores. #LoL

2 comentários:

  1. furada ...
    quem vai comprar um sistema de alta qualidade na imagem pra assistir ao super pop ?
    soh tem isso na TV digital ...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Leigos não compreendem a importância da TV Digital. Se a pessoa quiser um aplicativo enquanto assiste ao super pop quem ganhará será a emissora e o programa, além do telespectador. Da mesma maneira que será interessante para lojas e afins, para divulgação, prendendo o cliente à sua marca.

    ResponderExcluir