quinta-feira, 17 de abril de 2008

Hora Ginga: Introdução a TV Digital Interativa

acabei de assistir no FISL a Hora Ginga de hoje, onde o Marcelo Moreno falou sobre o padrão de TV digital brasileiro.

a palestra estava lotada, com gente sentada no chão (não sei em alguma outra tb foi assim).

foram abordados aspectos como: diferenças para o padrão analógico, camadas do sistema, padrões tilizados, o que é um middleware, vantagens do novo sistema e vários outros tópicos que estão disponiveis na comunidade do Ginga (inclusive foram utilizadas diversas imagens disponíveis lá para os slides).

no final foram efetuadas diversas perguntas, e algumas foram sobre tópicos que seguidamente eu vejo o pessoal perguntando, como aparelhos receptores que estão sendo vendidos sem o Ginga, a questão da segurança para aplicações bancárias, como funciona o canal de retorno para, por exemplo, comprar créditos para o celular e outras.

eu filmei partes que achei interessante, e pretendo transcrever quando sobrar um tempinho.

agora estou assistindo à abertura oficial do evento, que conta com a presença de diversas autoridades.

fui convidado pelo Moreno, durante uma apresentação sobre o sistema no stand do Governo Federal, para ser monitor da Oficina Ginga amanhã, e pretendo comparecer.

o Moreno me mostrou umas aplicações em NCL bem legais com um ambiente que emula o sistema que teremos em casa, algumas utilizando script LUA. Foi bem interessante.










Nenhum comentário:

Postar um comentário