sexta-feira, 18 de abril de 2008

Oficina Ginga-NCL no FISL

estou neste momento participando da Oficina Ginga-NCL no FISL, que está sendo conduzida pelo Romualdo Costa.

de chegada, encontrei minha orientadora do trabalho de conclusão, a Karen Borges... colocamos a conversa em dia e seguimos com as atividades.

estamos criando uma aplicação básica, aprendemos o que são Mídias, Regiões, Descritores, Elos...

o problema é que estamos usando o Linux e, realmente, sou um zero à esquerda neste SO... consegui ainda pegar um computador onde a máquina virtual que estamos utilizando para testar as aplicações está com problema, e meus vídeos não abrem corretamente, no tempo e posição que deveriam : (

mas a Karen conseguiu : )

conversei bastante com o Marcelo Moreno sobre o Ginga, fiz basicamente duas perguntas:
- O que é o Ginga que a TQTVD irá comercializar? Qual o vínculo dela com o Ginga da comunidade?
R: O Ginga tem dupla licensa e a TQTVD adquiriu a versão comercial. Eles só podem utilizar e alterar a versão desenvolvida pela PUC-RIO, não podem utilizar nada desenvolvido pela comunidade.

- Como se dará e em que situação está o desenvolvimento das novas APIs open source que serão desenvolvidas em conjunto com a Sun?
R: A Sun ficou com a responsabilidade de realizar a especificação das bibliotecas e uma equipe de programadores determinada pelo Forum do SBTVD, entre as empresas e instituicoes que o constituem, irá implementá-las.
Enquanto a Sun efetua a especificação, podem surgir outras propostas dos detentores das licenças das APIs proprietárias do GEM que viabilizem a utilização destas APIs. Então, oficialmente, o que vale ainda são as APIs do GEM, até que se diga o contrário... e o Ginga-J continua de molho.

foi uma EXCELENTE experiência, estou levando alguns exemplos de código NCL e irei me aprofundar na seqüência.

às 15 horas vou assistir a 2ª Hora Ginga do FISL, que vai falar do Middleware Ginga.





Nenhum comentário:

Postar um comentário