terça-feira, 4 de novembro de 2008

estréia hoje a TV Digital em Porto Alegre

inaugura oficialmente hoje a transmissão do SBTVD em Porto Alegre, em cerimônia na capital.

como já comentei aqui, o primeiro programa da RBS TV exibido em alta definição será o Jornal do Almoço, amanhã, quarta-feira, dia 5 de novembro.

há exatamente um ano atrás eu estava finalizando meu trabalho de conclusão sobre "Ferramentas de Acessibilidade para TV Digital Interativa com Java". mais expeficiamente, em 3 de novembro de 2007 eu estava, juntamente com o Edilson, apresentando uma palestra no Seminfo em Torres-RS sobre TV Digital e JavaTV. agradecimentos especiais à professora e orientadora Karen Borges, da Ulbra Canoas.

nessa época, eu estava lendo muito sobre o assunto, em contato com diversos responsáveis por definir e implementar partes essenciais do sistema brasileiro, como o Marcelo Moreno, o Romualdo Costa e o Carlos Salles. também foi a época que este blog e o grupo de discussão devdtv foi criado, pois eu queria compartilhar um pouco do que aprendi e também aprender mais contatando outras pessoas que possuíssem o mesmo interesse que eu.

durante o ano de 2008 pude ajudar dezenas (sem exagero) de estudantes que procuraram o grupo ou a mim diretamente para tirar dúvidas, trazer suas opiniões, sugestões...

além disso, participei ativamente do fórum da Comunidade Ginga no Portal do Software Público, participação esta que me rendeu o Prêmio Ação Coletiva por escolha dos membros do Comunidade Ginga.

foi e está sendo muito bom possuir estes espaços para a divulgação e troca de conhecimentos e experiências.

pois bem, hoje é um dia que eu considero divisor de águas no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação aqui no RS: o antes e o depois da TV Digital.

"convergência tecnológica"... essa expressão tem um significado muito forte.. tão forte que eu particularmente não consigo imaginar limites nos dias atuais. e certamente, o futuro será cada vez mais surpreendente nesse ponto. (alguém duvida?)

como é um dia tão importante, coletei algumas matérias de hoje nos sites do grupo RBS para o aprofundamento no assunto:
Especial TV Digital da RBS TV

ATUALIZAÇÃO 04/11 14:00: esta postagem foi atualizada, pois a data do Jornal do Almoço em alta definição estava errada nas matérias utilizadas como referência. (diziam que era hoje, terça-feira 04/11, e na verdade será quarta-feira dia 5/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário