domingo, 20 de abril de 2008

se foi o FISL9.0

encerrou ontem o 9º FISL e eu posso afirmar que aproveitei bastante o evento, que foi a primeira edição que participei.

consolidei meus conhecimentos sobre o SBTVD, o Ginga, fiz a Oficina de desenvolvimento com Ginga-NCL, conheci alguns dos responsáveis pela criação do Middleware, recebi o Prêmio Ação Coletiva (rendeu um mp3 player e um pen drive) pela minha participação na comunidade do Ginga, isso tudo em relação à TV digital.

fui ainda coordenador de mesa em 3 palestras, ganhei vááários brindes, como camisetas, canetas, CDs com softwares livres, adesivos e fiz contato com diversas pessoas.

foi muito legal ver os nerds reunidos, ver de perto a cultura geek... é uma pena que seja um evento dominado pelos "cuecas". as poucas mulheres presentes eram namoradas de nerds ou contratadas pelos expositores para distribuir os brindes. palestrantes tb, vi um ou dois nomes de mulheres na programação.

voltando agora ao assunto deste blog, percebi que estamos bem encaminhados com a TV digital. é só uma questão de tempo, pois as dificuldades e interesses são muito grandes, o que dificulta um pouco. mas saí de lá com a certeza que o que virá será um excelente resultado, e o melhor: livre.

para saber mais:
www.fisl.com.br
www.softwarelivre.org
www.softwarepublico.gov.br

6 comentários:

  1. Ola amigo, fico muito agradecido pela sua ajuda de criar um blog como esse...

    Eu já acompanho faz uns 4 meses desde q eu decidir fazer meu TCC sobre DTV, também acompanho tanto no grupo google devDTV como no softwarelivre e posso dizer que você está de parabéns pelo seu trabalho...

    E realmente espero que oq pode sair do ginga seja algo excelente... apesar que ainda estou inseguro em relação ao tema pelo fato de não termos nada do ginga-j ainda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anselmo,

    a questão do Ginga-J foi esclarecida pelo Marcelo Moreno no FISL...

    o que ocorre é o seguinte: como as APIs que formam o GEM são proprietárias, requerem pagamento de licenças e royalties pelos desenvolvedores, emissoras e fabrcantes de set-top-box, os desenvolvedores do Ginga estão receosos sobre a bola de neve de licenças a pagar que isso pode gerar.

    então, como alternativa, entraram em acordo com a Sun para eles realizarem a especificação de uma nova biblioteca que substitua as bibliotecas proprietárias do GEM.
    quem realizará a implementação destas bibliotecas serão os desenvolvedores do middleware Ginga, aqui no Brasil.

    enquanto essa especificação é realizada estão sendo feitas negociações com o pessoal da HAVi, do MHP e outras para procurar simplificar e baratear os custos de licenciamento.

    então, ainda há a possibilidade do Ginga-J utilizar as APIs do GEM.
    conforme o Moreno me falou, o que vale oficialmente até o momento é esta compatibilidade com o GEM.

    falta APENAS resolver esta questão de licenciamento para a disponibilização do Ginga-J à comunidade.

    enquanto isso, podemos nos virar com o XletView... o máximo que pode acontecer é termos que substituir as referências às bibliotecas H1AVi, DVB, etc. pelas da Sun/Ginga-J, caso esta solução seja adotada.

    ResponderExcluir
  3. pois é marcos, essa questão do ginga-j está complicada mesmo.

    no começo do ano decidi que meu tema para o trabalho de conclusão iria ser a construção de uma api gráfica para auxílio de programação de xlets para o ginga (algo como extender as capacidades dos componentes awt que são oferecidas com o mhp), mas agora não sei mais que rumo tomar, se continuo ou troco de tema.

    Quando escolhi o tema era oficialmente informado que o ginga-j seria compatível com o padrão GEM, mas agora...

    Quem pensa em programar pra essa plataforma ainda está a ver navios.

    ResponderExcluir
  4. Maran,

    acredito que nós, desenvolvedores de aplicações, temos 3 opções quanto ao Ginga-J:

    1- Apostar no GEM e que haverá um acordo sobre os royalties. Se não houver acordo, teremos que reescrever nossos códigos.
    2- Aguardar
    3- Participar do desenvolvimeto das novas APIs especificadas pela Sun

    Não sei se a opção 3 é possivel, mas já que o seu trabalho trata justamente de estender as APIs, talvez vc possa contribuir com o Forum SBTVD...

    ResponderExcluir
  5. marcos, obrigado pela resposta, não está muito fácil de conseguir respostas sobre o ginga-j hehehe

    queria saber como posso ajudar no fórum SBTVD, entrei no site, dei uma olhada mas não tem muitas informações sobre os padrões propostos por eles.

    Uma pergunta que não quer calar, o desenvolvimento do ginga vai ser aberto gradativamente enquanto estão desenvolvendo ou só vão liberar em junho mesmo ?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu blog ;)

    Quem sabe nos próximo encontro dos cuecas nerds eu me faça presente na representação da classe feminina =p

    ResponderExcluir